Pesquisar este blog

domingo, 26 de junho de 2011

Teologia e Vida

* Início
* Sobre
o O que significa Teologia e Vida
o Nosso propósito
o Em que crê um cristão reformado?
* Cremos
o Credo Apostólico
o Credo de Atanásio
o Credo Niceno-Constantinopolitano
o Cânones de Dort
o Declaração de Cambridge
o Declaração de Chicago sobre a Inerrância Bíblica
o Declaração de Fé de Calcedônia
o Pacto de Lausanne
* Colaboradores
o André Aloísio
o Davi Luan
o Jacilene S. Silva
o Yago Martins
* Como ser salvo
o A Ira do Senhor
o Boas Novas aos Indignos e Pecadores
o Como Irei a Deus?
o Conhecendo o Verdadeiro Deus
* Leitura
* Contato

* Textos por Autor
o André Aloísio
o Davi Luan
o Jacilene S. Silva
o Lucas de Lima
o Yago Martins
o Outros autores
* Categorias
o Artigos
o Avisos
o Biografias
o Cartas
o Comentários
o Confissões e Catecismos
o Estudos
o Livros
o Meditações
o Músicas e Poesias
o Orações
o Sermões
o Vídeos
* Assuntos
o Antropologia
o Atualidades
o Avivamento e Reforma
o Bibliologia
o Calvinismo
o Cristologia
o Eclesiologia
o Escatologia
o Evangelismo e Missões
o Heresias
o Patrística
o Pneumatologia
o Soteriologia
o Teologia
o Vida Cristã

quinta-feira, 20 de novembro de 2008
Marcadores: André Aloísio, Cartas, Vida Cristã
Depressão e Felicidade em Deus
4 comentários Quinta-feira, Novembro 20, 2008, Postado por André Aloísio

O texto abaixo foi originalmente um e-mail enviado por mim a uma amiga com depressão, no dia 28/10/2008.

Ontem eu li uma frase de um cristão muito antigo, do século IV, chamado Agostinho. Ele escreveu: "A busca de Deus é a busca da felicidade. O encontro com Deus é a própria felicidade".

Eu creio que compreender o que está contido na frase acima é o segredo para se superar toda tristeza, decepção e depressão. Digo isso porque eu mesmo já passei por momentos complicados em minha vida, em que fiquei muito depressivo, e tais momentos foram superados com a essência do que Agostinho disse acima.

Toda depressão surge quando nossa vida perde o significado. Isso pode acontecer por vários motivos, dois dos quais são: rotina e apego a coisas ou pessoas. Quando nossa vida fica presa à rotina, com a mesmísse de sempre, perdemos o significado e propósito da vida. Não fazemos nada de novo e a vida começa a se tornar enjoativa, literalmente. Quando nos apegamos a coisas ou pessoas sofremos grandes decepções, pois tanto as coisas quanto as pessoas mudam constantemente e não são eternas. Se fazemos delas o propósito de nossa vida, chega um momento em que elas nos decepcionam, e nossa vida fica destituída de significado.

Quando a vida perde o significado automaticamente entramos em depressão e perdemos a vontade de viver. Parece que já não há motivo para continuar essa caminhada. Muitos têm vontade de se matar, porque não querem mais viver. Eu mesmo já passei por isso.

É em momentos como esse que devemos entender que o propósito de nossa vida neste mundo é a glória de Deus, e somos felizes apenas quando nos satisfazemos n'Ele. Nós só encontramos a felicidade quando Deus passa a ser o alvo da nossa vida. Quando nos apoiamos em coisas ou pessoas nós caímos, porque elas mudam constantemente. Mas se nos apoiamos em Deus estamos seguros, pois Ele é sempre o mesmo e os Seus anos não têm fim (Sl.102.27). Assim, quando nosso coração está em Deus, que é a Rocha Eterna, nós somos felizes, e essa felicidade é eterna, assim como Ele.

Quando Deus é a nossa alegria nada pode nos abalar. Ainda que o mundo caia à nossa volta, os problemas financeiros venham, as pessoas nos decepcionem e tudo dê errado, permanecemos firmes, porque Deus é a fortaleza do nosso coração e a nossa herança para sempre (Sl.73.26).

Por isso, não deixe nada tirar a sua alegria! Que apenas Deus seja sua felicidade! Medite nisso e você verá como muitas coisas irão mudar e como a depressão irá embora rapidamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário